O setor elétrico passa por profundas mudanças, através da tecnologia e da inovação, visando um futuro mais digitalizado e distribuído, com foco na eficiência e na sustentabilidade. 

O Open Energy é um importante passo no setor elétrico brasileiro: trata-se de criar regras e parâmetros, para que os dados de consumo de energia elétrica fiquem disponíveis para os consumidores, e assim possam compartilhá-los com quem quiserem.

Com isso, consumidores e empresas saem ganhando: haverá maior oferta de soluções tecnológicas personalizadas para o cliente e a aceleração na digitalização das companhias, assim como desenvolvimento de precificação de risco mais adequada, de acordo com o exato perfil do consumo, resultando em novas modalidades tarifárias.

Um dos maiores benefícios do Open Energy é a eficiência operacional. O corte e religa pode ser feito de forma remota sem técnico no local, além de monitorar os dados do consumidor de forma nunca antes vista, subindo essa massa de informações para a nuvem onde poderão ser tratados.

A MONTAX possui experiência com Smart Grid, redes elétricas inteligentes, pois foi responsável pelo gerenciamento e fiscalização do projeto inovador e piloto da CPFL, com 6000 medidores e rede Mesh 4G, na cidade de Jaguariúna em SP, concluído em 2019 com sucesso.

Foi um dos primeiros pilotos do país, e o primeiro da CPFL no Estado de SP.

Para saber mais acesse: http://montax.eng.br/2019/11/06/cpfl-energia-implementara-tecnologia-de-medidores-inteligentes-para-clientes-de-jaguariuna-no-estado-de-sao-paulo